Catástrofes como a que o RS vive costumam evidenciar o melhor e o pior do ser humano. Na madrugada eu quanto víamos a emocionante imagem da corrente humana em Canoas, para o salvamento de pessoas ilhadas em meio à escuridão, as redes sociais estavam impregnadas de mentiras.
A certa altura, a sensação era de que a chuva de Fake news maldosas nao iriam parar Uma da mentiras era que se espalhavam pela madrugada era de que milhares de corpos estavam boiavam em Canoas. A informação foi desmentida pelo então prefeito prefeito Jairo Jorge, que confirmou a triste noticia de duas mortes. Outra das mentiras apareceu foi que o Muro da Mauá teria se rompido, conforme dezenas de mensagens nos grupos de WhatsApp. onde os bombeiros Militares negou a informação.
Não bastasse a desinformação nas redes, apareceram os aproveitadores. em uma das madrugada apareceu o alerta de que aproveitadores estavam utilizando a imagem do card do governo do Estado e reescrevendo por cima outro número para desviar o dinheiro de doação financeira - preste atenção, o número correto é o CNPJ 92.958.800/0001-38. Confirma bem antes de ajudar.
Após circulação de boatos, o governador deixou claro que é falso que doações estariam sendo retidas em postos para cobrança de impostos. As doações estão passando com isenção de taxas.
Surgiu a informação de que criminosos tentavam furtar barcos e motos aquáticas de voluntários em na região de Canoas e São Leopoldo. Infelizmente, por mais inacreditável que pudesse parecer, essa não era fake news.